segunda-feira, 28 de setembro de 2009

projeto de pesquisa "PUBERDADE: corpo em mudança!"

A adolescência é uma fase de grandes conflitos emocionais e sociais do ser humano, onde surgem dificuldades para conseguir entender as mudanças que acontecem nessa fase da vida. É muito comum que essa dificuldade acabe por se refletir em suas emoções. A adolescência é uma fase em que se operam mudanças muito grandes e mudanças com as quais nem sempre nos acostumamos rapidamente.
Na infância, as coisas parecem se resolver por si mesmas, onde as regras são ditadas pelos adultos, o futuro é uma palavra que designa algo muito distante e as preocupações mais imediatas são os estudos e as brincadeiras com os amigos. “A adolescência marca um período em que o futuro parece ter chegado. Mudam os interesses, mudam as exigências, mudam as relações (...) Nessa fase surgem as primeiras paixões, as primeiras desilusões, a incerteza de ser amado ou de ser atraente o bastante para a pessoa de quem se gosta. Diante de tudo isso, como não se sentir meio perdido? A grande dúvida de muitos adolescentes é se esses sentimentos são normais ou se são o indício de um desajuste”(Andréia Schmidt).
Dessa forma, foi desenvolvido o projeto "Puberdade: corpo em mudança!" que teve por objetivo fazer com que o educando compreendesse as mudanças ocorridas no período da puberdade, pois a escola é um dos espaços mais significativos que orientam o educando nessa fase de transição física e emocional, possibilitando a compreensão das mudanças que estão acorrendo.


Um momento bastante significativo para o grupo foi a conversa "só para meninos" e "só para meninas", pois questões específicas referente ao gênero foram discutidas e muitas dúvidas foram esclarecidas. Esse estudo possibilitou a aprendizagem de conceitos científicos relacionados a sexualidade, desmitificando muitas questões do conhecimento cotidiano trazido pelos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário